Sua origem se confunde com o desenvolvimento da civilização, mas a expressão “Arte Marcial” vem da cultura ocidental.
Sendo a palavra Arte originária do latim ars (técnica) e Marcial associada ao deus romano da guerra – Marte. Abrangendo as práticas utilizadas por exércitos em casos de confronto direto corpo a corpo, hoje o termo é usado para o conjunto de técnicas de combate, com ou sem o uso de armas tradicionais.
No Oriente, ficaram conhecidas como Wu Shu (China) e Bushidô (Japão), significando artes de guerra ou “Caminho do Guerreiro”. Mas ao contrário do que muitos pensam, o objetivo principal das artes marciais é a defesa, e jamais o ataque. As artes marciais modernas, como as que conhecemos hoje, provém desse conceito, mesclando cultura, artes de combate e medicina, derivando em um conjunto de técnicas não apenas de luta individual, mas incluindo ética, autoconhecimento e bem-estar.
Kung Fu, Karate, Judô, Tae Kwon Do, Aikido, Krav-Magá , Jiu-Jitsu e Tai-Chi-Chuan são alguns exemplos de artes marciais mais conhecidas, e algumas delas formam a base da GOJUTSU.
Seja como esporte de competição ou uma alternativa saudável às academias convencionais, as Artes Marciais vieram para conquistar o combate ao stress, ao reforço da determinação e do autocontrole.
Bora praticar?